segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

O Grande Abismo
Está pronto a cópia do "O Grande Abismo", de C.S. Lewis

Em seu livro "The Great Divorce". Lewis descreve o dia de um grupo de pessoas habitantes do inferno que tomaram um ônibus em direção ao Céu. Divertido, criativo e muito instigante, é meu livro favorito desse escritor.

Aqui segue um trecho.

"A princípio, naturalmente, minha atenção foi chamada pelos que viajaram comigo. Eles estavam ainda agrupados perto do ônibus, embora alguns já tivessem começado a andar pelas cercanias. Respirei fundo quando os vi. Agora que estavam na luz, pude ver que eram transparentes, completamente translúcidos quando ficavam entre mim e ela, borrados e opacos quando à sombra de alguma árvore. Na verdade não passavam de fantasmas: manchas com formato de homem na luminosidade daquele ar. Poderiam ser notados ou ignorados, à vontade, como se faz com a sujeira numa janela. Percebi que a grama não se deitava sob os pés deles, nem mesmo as gotas de orvalho eram perturbadas.

Minha mente então reajustou-se, ou meus olhos focalizaram melhor, e observei o fenômeno por outro lado. Os homens estavam como sempre tinham sido; como todos os homens que eu tinha conhecido talvez eram. A luz, a grama, as árvores é que eram diferentes; compostas de uma substância diversa, tão mais sólida que as coisas em nossa pátria, que os homens eram fantasmas em comparação. Movido por um súbito pensamento, abaixei-me e tentei arrancar uma flor no solo a meus pós. A haste não quebrou. Tentei torcê-la, mas não consegui. Puxei até que o suor brotou-me na testa e perdi a maior parte da pele de minhas mãos."

Interessados no PDF devem fazer os seus pedidos no comments abaixo.

Nenhum comentário: