sábado, 29 de janeiro de 2005

Ideologiaaaa.... eu quero uma pra viverrrrrrr...

Ontem a tarde, no 5º Fórum Social Mundial:

Boa tarde, o senhor está procurando alguma coisa? --Pergunta o assistente, me examinado de cima a baixo.

-- Sim, estou procurando uma ideologia.

-- Como assim procurando uma ideologia?

-- Ué! Não falaram que isso aqui era uma "grande feira de produtos ideológicos"? Achei que era o melhor lugar para encontrar uma ideologia sob medida.

-- Errrrr.. bem, acho que posso ajudar, deixa ver se entendi direito, o senhor está procurando uma ideologia para seguir então?

-- Para mim não, para a minha mulher.

-- Ããã?

-- Isso, minha mulher acabou de ganhar neném, fica em casa o dia inteiro sem nada para fazer, você sabe, achei que uma ideologia seria o ideal para ela passar o tempo. Ela abraça uma causa, vai a umas reuniões, faz umas passeatas e pronto! Fez a sua parte para salvar o mundo. Esse lance de salvar o mundo a cada ano é muito bom para o ego da gente, faz a gente se sentir importante sem ter feito nada de mais.

-- Ah, entendo, que tipo de ideologia o senhor está procurando então?

-- Não sei, o que vocês têm ai para oferecer?

-- Que tal algum tipo de feminismo, como o feminismo radical e o neo-feminismo?

-- Não! Nem pensar! Já viu como essas mulheres tratam os homens? Muitas delas olham para os homens como inimigos, e é fato conhecido que muitas dessas feministas não buscam realmente "Igualdade" entre os sexos, mas mais uma "tomada de poder" das mulheres sobre os homens. Nada feito, não levo uma coisa dessas para dentro de casa.

-- Pois bem, eu também tive umas rusgas com uma feminista aqui numa tenda uma noite dessas, ela me usou como objeto sexual você entende, certa hora, no meio da "coisa" ela pegou uma lanterna e...

-- Poupe-me dos detalhes por favor, ja entendi o recado.

-- Bem... errr, vamos continuar. Que tal o Comunismo? E o pai de todas as ideologias aqui!

-- Olha, até parece legal, eu gosto do design construtivista, apesar dele ser uma chupação trash do modernismo da Bauhaus. Mas acho que não, os comunistas tendem a sofrer de esquizofrenia, ou síndrome de multipla personalidade, sei lá.

-- Como assim?

-- Ora, travaram um movimento que matou mais de 100 milhões de pessoas, e hoje em dia, nem se envergonham disso, falam como se fosse alguma coisa normal ou comum. Dizem que a sociedade deve pegar em armas e fazer a "revolução" contra o sistema, mas ao mesmo tempo juram que são pacifistas e fazem atos em favor da paz. São contra a ocupação americana no Iraque, porque segundo eles, os americanos estão matando, ainda que por acidente, civis inocentes, mas ao mesmo tempo apóiam a "heróica resistência iraquiana" que não apenas matam civis inocentes, como são o seu principal alvo em atentados covardes.
Fazem protestos contra uma ditadura militar que já acabou a mais de vinte anos no Brasil, mas se derretem de amores pela ditadura cubana que matou e encarcerou toda a população do seu país.

-- Mas cuba é um país pequeno que luta contra o gigante americano, por isso é que ela prende, executa e tira a liberdade de seus cidadãos!

-- Olha, nada justifica a matança e o encarceramento de pessoas por uma ideologia, nenhuma ideologia, por melhor que seja, vale a vida de uma pessoa, por pior que seja. Além do mais, para mim isso é uma desculpa esfarrapada, porque se fosse verdade, porque então o comunismo se cala quando a China comunista, enorme potência, oprime as populações do Nepal e Taiwan? Países pequenos que lutam contra o gigante Chinês?
Não, muito obrigado, uma ideologia tão cara de pau não serve para levar para dentro de casa.

-- Olha, que tal o Movimento Negro?

-- Tá brincando? Minha mulher é loira de olhos azuis! Apesar de achar esse movimento até simpático, o pessoal lá vai achar que ela tá brincando com eles. Além do mais, tem poucas coisas mais racistas do que movimentos de raça.

-- Temos ali, depois daquela barraca, os grupos GLS...

-- Olha que te dou uma porrada! Tenha mais respeito com as pessoas...

-- Tá bom, tá bom, eu mesmo não curti muito esse lado da coisa, se lembra do que eu te falava de ontem a noite...

-- Já te disse, guarde as tuas intimidades para você.

-- Se você é religioso, temos a Coalização Ecumênica e a Teologia da Libertação.

-- Olha, até que é legal, minha família é cristã e tal, mas o problema do Ecumenismo é que ele tem falta de objetividade, na tentativa de fazer que as religiões se entendam, eles acabam falando que as religiões são todas iguais, quando qualquer membro de qualquer religião sabem que elas são muito diferentes. Para ter paz entre as religiões, basta que exista respeito, não precisa ficar reinventado a roda. Além do mais, esse negócio de anelzinho preto no dedo é coisa de viado.

-- Sindicalistas?

-- Não, sabemos nos defender sozinhos

-- Ecologistas?

-- Eca, são muito chatos.

-- Anarco punks?

-- Até que é legal, minha mulher pode aproveitar o piercing que ela já tem... Mas esse negócio de Anarquia está out-dated, lá em casa tem quem mande, e sou eu!

-- Aqui temos uma promoção imperdível, duas ideologias bem ligth, os movimentos esotéricos e a sobra do movimento hippie em um pacote só.

-- Pois eu estive pensando neste mesmo.

-- Verdade? Vai levar então?

-- Bem, não. Um amigo meu levou esse para a mulher dele, passou um mês e a mulher não queria mais saber de tomar banho e se depilar, além do cheiro de maconha na casa dele que tinha ficado insuportável. Quase acabou com o casamento.

Olha, esquece, vou levar outra coisa para ela fazer em casa, um quebra cabeças, ou algo assim...

-- O senhor é quem sabe.

-- Essa conversa toda me deu uma sede.. tu tem Coca-cola ai?

-- Não senhor, foi proibido dentro do acampamento.

-- Diabos, que raios de outro mundo possível é esse em que não tem Coca-cola para vender?

Nenhum comentário: