A conquista do Espaço
Hoje, quase 60 anos depois do primeiro ser humano ir para o espaço, o primeiro brasileiro percorrerá o mesmo caminho... E imaginem só, ele vai de carona! de CARONA.
Mais de meio século separa um evento do outro e o nosso "país do futuro" não desenvolveu tecnologia para mandar nada para fora da órbita terrestre, nem objeto, nem gente. O tal do satélite brasileiro, o saci-I se encontra em órbita desde 1999 fazendo sabe-se lá o que, mas como seu par de carne-e-osso, também foi de carona num foguete Chinês. Se dependesse do programa espacial brasileiro o futuro herói nacional que segue hoje o caminho das estrelas não teria nem como se comunicar com o Brasil via Internet, porque o nosso programa "se esqueceu" de requisitar as autoridades Russas uma infra-estrutura básica para servir de apoio logístico a equipe brasileira que aguarda o lançamento no local.
Para falar com os amigos ou participar de entrevistas via Internet, os brasileiros tem que ir bater na porta do centro de apóio Norte-Americano e lhes pedir que por favor lhes cedam um ou dois computadores e a máquina de café por alguns minutos. Seria uma ótima hora para os americanos dizerem "não" e darem o desconto sobre as suspeitas infundadas que o governo Lula lançou no caso da tragédia do foguete brasileiro que explodiu logo no início da sua gestão. Na época andaram culpando "agentes americanos" que estariam "com inveja" do nosso foguete e por isso, morrendo de medo da emergente tecnologia tupiniquin, o teriam sabotado. Mas os americanos são mais camaradas do que reza a crença popular, e acolhem os brasileiros necessitados sem rancores. No caso do foguete brazuca 21 pessoas foram simultaneamente mandadas para os ares... e até hoje os familiares dos técnicos e engenheiros que morreram na explosão reclamam da falta de condições de trabalho que o projeto vinha sofrendo com constantes cortes de orçamento e falta de manutenção. O Lula deu um jeito nisso tudo, nisso ele se prova o gênio que chegou a presidente sem precisar estudar, Lula conhece todos os atalhos: pra quê um programa espacial caríssimo se para entrar em órbita basta arranjar lugar num foguete russo por poucos milhares de dólares? Muito menos dinheiro do que o necessário para pagar o mensalão dos deputados para votarem em seus projetos?
Avante Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário