segunda-feira, 30 de março de 2009

Como é do conhecimento de alguns, comecei nova vida em outras terras. Como vivi metade da minha vida no Brasil e a outra metade no Japão, resolvi dessa vez ficar no meio do caminho, Me mudei para os Estados Unidos da América e assumi meu novo endereço quase ao mesmo tempo que o Barack Obama assumiu a casa branca.

Se mudar para os Estados Unidos é como instalar TV a cabo pela primeira vez. Diga-se adeus as novelas da globo, com suas choradeiras, gritarias, dramalhões e lições questionáveis de moral. A sociedade brasileira é como as novelas da globo. Enjoativas e enfastiáveis. A bossa nova foi o último suspiro do que se poderia chamar "cultura" brasileira, a última coisa interessante que aconteceu, que produzimos. Agora temos os "raps" e "funks" da vida. O que temos agora é uma subcultura que se contenta em copiar novidades de fora. O que temos é enjoativo, barulhento, demagogia e lições questionáveis de moral.

Mas assim como não se consegue fugir de toda a mediocridade que transborda pelas beiradas dessa imensa e fétida fossa cultural e fatalmente iremos nos envolver em conversas sobre a nova vilã da novela das nove, ou quem foi no paredão no BBB (que é a novela das 10). Mesmo aqui, neste santo refúgio, involuntariamente recebo notícias da minha "terra mater" que me machucam os sentidos.

Ontem vi o nosso arremedo de presidente produzindo o que ele produz melhor, gafes. Os comentários iluminados e racialmente carregados do sr. presidente da república da lulolândia sobre a crise ser produzida por "gente branca de olhos azuis". foram divulgados em diversos noticiários daqui, e me vi obrigado a fazer o que fazia sempre que a TV aberta respingava nos canais pagos, trocar de canal.

Pode parecer um comentário amargo, mas estou cansado de me ocupar com as mazelas do Brasil, porque em última instância, essas mazelas são causadas pelos próprios brasileiros, que não sabem viver sem choradeira, gritaria, dramalhões...

Nenhum comentário: