sexta-feira, 12 de março de 2004

Sou um Burro

Não me considero inteligente, pelo contrário, me considero abaixo da média. Não aprendo com facilidade, e luto todo o dia para poder entender o mundo melhor. Tive que ler o primeiro capítulo de "Critica da Razão Pura" três vezes para poder entender o que Kant queria dizer com dados a priori e dados a posteriori, e até hoje não sei se realmente entendi direito.
Saber que sou tão limitado me aflige, pois sei que tem tantas coisas que gostaria de entender mas que sei que não vou conseguir, não nessa vida. Não pensem que estou fazendo cena aqui, não se trata disso. Saber e compreender as coisas, aquele momento único em que você pondera sobre determinado fato e, derepente, uma luz parece se derramar sobre o fator até então obscuro e invadir a sua mente, tornando-a mais clara, mais "quente", mais abrangente e confortável (isso mesmo, conhecimento gera conforto). Esses são para mim momentos de maior prazer, de prazer incomparável e de alegria sem descrição.
Mas o que mais me aflige não é o caso de que sou tão limitado, mas que por todos os lados que olho vejo pessoas ainda mais limitadas. E essas pessoas governam o mundo.

Nenhum comentário: