O continente que optou pela ignorância
Filme de Andy Garcia que cita Che Guevara é boicotado na América do Sul
Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Andy Garcia
26 de Junho de 2006
A película: "The Lost City" ("Cidade Perdida", 2005), filme de estréia na direção do ator Andy Garcia sofre um boicote ou censura informal na América do Sul.
Aparentemente a recusa em mostrar o filme é devida ao facto de ele mostrar o guerrilheiro marxista Che Guevara de uma forma bem menos idealizada daquela que aparece em filmes como Diarios de motocicleta, do brasileiro Walter Salles. O filme de Garcia conta que Che Guevara cometeu vários assassinatos durante a revolução.
"The Lost City" é um drama que se passa nos anos 50 sobre uma família cujo um dos filhos é proprietário de uma casa noturna em Havana. A família é surpreendida pela violenta transição do regime opressor de Fulgêncio Batista para o governo marxista de Fidel Castro. O dono do estabelecimento resolve fugir para Nova Iorque.
Um grande elenco de atores conhecidos está no filme, entre eles: Bill Murray e Dustin Hoffman.
O filme estreou nos cinemas dos EUA em Abril de 2005. De lá para cá não há relatos de que tenha sido exibido em cinemas sulamericanos. Encontrar o filme em DVD também é difícil na América do Sul. Na imensa maioria das lojas que vendem DVDs há a relação de todos os últimos filmes com Andy Garcia, com exceção de The Lost City. Encontrar informações sobre o filme começa a ficar difícil até nas máquinas de busca da internet sediadas em países sulamericanos. A tendência é o filme em breve fazer jus a seu nome, e ficar perdido para sempre, pelo menos em algumas regiões abaixo da linha do Equador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário