sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Moda

Na falta de tempo para postar, dá-lhe citação. Essa tirei do Livro "Uma introduçâo a História do Design", do Rafael Cardoso Denis.

"Ao contrário das codificações ritualísticas das sociedades pré-modernas (p.ex., a batina preta dos padres ou o tom amarelo de uso exclusivo da familia imprerial chinesa), passa a existir o desafio de manter claras as dintinções dentro de uma cultura urbana em que as identidades são fluidas e o acesso aos meios para forjar as aparências é condicionado apenas pelo poder aquisitivo. Vai-se instaurando gradativamente um processo de atração e repulsão, no qual cada indivíduo ou grupo emula e busca imitar a aparência e o comportamento de outros, percebidos como "acima" ou "adiante" dos primeiros na escala social ou cultural. Os poucos que conseguem realizar essa aproximaçâo com rapidez e habilidade suficientes, podem passar a ser percebidas como integrantes do grupo superior. O resto, ao adquirir de forma tardia ou apenas parcial os atributos desejados, descobre que o grupo já alterou os critérios de avaliação e vê os seus esforços de emulação reduzidos a uma macaqueação ineficaz."

Pode parecer um tanto óbvio a sentença acima, mas me maravilhei com a explanação brilhante desse texto quano o li no onibus hoje de manhã.
Seguir modas é coisa da virada do século.

Nenhum comentário: