segunda-feira, 1 de setembro de 2003

O Novo Che Guevara
"Que decepção. Eu pensei que eles eram revolucionários mas eles são é de direita."

A frase acima foi atribuida ao já famoso estudante de 14 anos Alexandre de Donato, que foi preso em Manaus quando se dirigia para a Colômbia para tentar se unir as FARC. Ele é o novo Che Guevara das esquerdas festivas.

Ela ilustra perfeitamente uma tendência muito perigosa encrustrada na mentalidade socialista. A que a esquerda, os políticos de esquerda, os intelectuais de esquerda, o trabalhador de esquerda, todos os da patotinha, possuem o monopólio do bem.
Quando ele escutou o que as FARC fazem na Colombia ele não pode acreditar que ela era uma faccão de ideologia socialista, era demais pra cabecinha dele, então chegou a unica conclusão que a sua mentalidade limitada poderia chegar: "Eles são de direita."

Primeiro, toda a complexidade do mundo, da vida e psiquê humana é reduzida a mesquinha visão da luta de classes. A história do mundo não passou disso, nada além da luta do proletariado contra as classes dominates. Quando se atinge esse grau de miopia as coisas começam a se distorcer: Monstros se tornam heróis, derrotas se tornam vitórias, atraso vira progresso. Jesus é reduzido a um Hippie.

Depois, todos os que são socialistas, ou aparentam ser, são considerados tão somente pessoas angelicais, sem maldade alguma no coração, movidas somente pelos mais altos valores e desprovida de toda e qualquer malícia. São os santos dessa religião rasteira que é o socialismo. Fidel? Se manda matar, prender e cercear a liberdade do povo em Cuba não é porque ele é ruim, é porque ele luta contra esse mostro tirânico e maldito que são os Estados Unidos. Hugo Chaves? Um herói perseguido pela direita de seu pais que luta a favor do povo (engraçado, quem é de direita não tem direito de ser considerado povo, mesmo que seja grande parte da população). Cegueira quando o assunto é os erros dos semelhantes é uma característica desse movimento.

terceiro, converse 5 minutos com um socialista, ou alguém contaminado por idéias socialistas. Se for para criticar os Estados Unidos ou a Inglaterra qualquer bobagem basta. Os americanos têm fartura de comida? Então são uns mostros miseráveis capitalistas egoistas etc... Agora quando o ponto é defender Fidel, Cuba ou a extinta União Soviética, bem, ai a história é outra, começam com uma conversa mole de fazer touro campeão em esteio hibernar.

Esses três tipos de comportamento, semelhantes mas diversos, são muito bem descritas por uma palavra apenas: Fanatismo.

Fanáticos é que pensam e agem dessa maneira. Talvez por isso o que mais se tem de parecido nesse mundo com o comunismo/socialismo seja o Taleban.

Nenhum comentário: